InícioArtigosNaturatins promove reunião do Conselho que aprova propostas da revisão do Plano...

Naturatins promove reunião do Conselho que aprova propostas da revisão do Plano de Manejo da APA Ilha do Bananal/Cantão



Conselho Deliberativo aprova por unanimidade os planos de trabalho e de comunicação da revisão do Plano de Manejo da Unidade de Conservação estadual

O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) participou, nesta quarta-feira, 9, no Centro de convenções João Ribeiro, em Divinópolis, de reunião com o Conselho da Área de Proteção Ambiental (APA) Ilha do Bananal/Cantão. Durante o encontro, foram apresentados o plano de trabalho e o plano de comunicação do projeto de revisão do Plano de Manejo da Unidade de Conservação (UC), no qual foi aprovado em votação unânime.

A ação integra o Termo de Convênio nº 01/2025, firmado entre o Naturatins, a Universidade Federal do Tocantins (UFT), por meio do Instituto de Atenção às Cidades (IAC); e a Associação para o Desenvolvimento Sustentável do Tocantins (ADSTO).

O objetivo é atualizar o plano de manejo com base em critérios técnicos e ampla participação da sociedade, garantindo segurança jurídica, conservação da biodiversidade e desenvolvimento sustentável para os nove municípios que integram a APA.

Os planos de trabalho e de comunicação foram apresentados pelas representantes do IAC/UFT, Sarah Rodovalho e Maria Carolina. Após a exposição, as propostas foram colocadas em votação e aprovadas pelos conselheiros. Na ocasião, também foi instituído um Grupo de Trabalho para acompanhar a revisão do Plano de Manejo.

Para a diretora de Biodiversidade e áreas protegidas do Naturatins, Perla Ribeiro, os alinhamentos são necessários para as etapas e finalização do processo. “A reunião foi muito produtiva. Tivemos a formação dos Grupos de Trabalho, a aprovação do Plano de Trabalho e do Plano de Comunicação. Estamos avançando e organizando as próximas etapas, com a meta de entregar todo o processo finalizado até fevereiro”, pontuou.

De acordo com o presidente do Conselho, Fábio Dias, a criação do grupo de trabalho vai ajudar nas ações futuras. “Hoje aconteceu a reunião e foi bem-sucedida. A aprovação dos planos de trabalho e de comunicação por parte dos conselheiros representa um avanço nas ações para a revisão do Plano de Manejo. A criação do grupo de trabalho, sendo quatro instituições do poder público e quatro da sociedade civil. É fundamental para acompanhar o andamento do processo e encaminhar as pautas ao conselho para deliberação”, destacou.

O presidente da ADSTO, Armardino Santos, comentou sobre a reunião. “Estamos aqui na primeira pauta para aprovação e liberação dos trabalhos para o plano de Manejo. O plano de Manejo está se iniciando, o trabalho ainda tem audiências para acontecer nos próximos meses. Acredito que o ponto de partida foi dado e com muito sucesso. Agora, como integrante do Grupo de Trabalho, e na condição de presidente da ADSTO, junto com outros parceiros, vamos trabalhar e apoiar o IAC no desenvolvimento do processo nos nove municípios que compõem a APA”, declarou.

Com a aprovação dos planos de trabalho e de comunicação, o processo do Plano de Manejo da APA Ilha do Bananal/Cantão avança fundamentado no compromisso com a preservação ambiental, a gestão participativa e o desenvolvimento sustentável. A expectativa é que, ao final do processo, o novo plano traga segurança jurídica, fortaleça a proteção da biodiversidade e se torne uma referência para outras Unidades de Conservação no Tocantins e em todo o país.

Planos de trabalho e comunicação

O plano de trabalho foi detalhado pela coordenadora técnica da revisão, Maria Carolina, que falou sobre o intuito da reunião e a importância da participação da sociedade. “Com o intuito de nivelar o conhecimento e aprovação desse plano de trabalho e plano de comunicação para que a gente possa iniciar as leituras comunitárias do projeto visando apresentar para a população agora o diagnóstico e a proposta de plano de Manejo. É de suma importância a participação do Conselho Deliberativo nesse processo porque eles são responsáveis pela aprovação do produto final. As oficinas agora vão acontecer na primeira e segunda semana de agosto. A publicação oficial será feita no Diário Oficial do Estado (DOE). Vamos atender os nove municípios e cinco assentamentos”, detalhou.

A coordenadora de Leitura Comunitária do projeto, Sarah Rodovalho, apresentou o plano de comunicação, afirmou que essa foi a segunda atividade pública para apresentação dos planos e comentou sobre a participação da população. “Estamos encaminhando para uma segunda etapa que é o diagnóstico, para isso a gente vai fazer 14 oficinas. O processo de elaboração desse plano é participativo, envolve a comunidade e ele é aprovado aqui. A apresentação de hoje é muito importante. Foi decidido o grupo gestor do Conselho que vai se responsabilizar e participar das atividades e depois relatar o processo. Acredito que o processo participativo faz com que tenhamos leis, regras e representantes da comunidade, e isso é muito importante”, enfatizou.

As reuniões serão realizadas nos noves municípios e em cinco assentamentos que compõem a área da APA.

Relacionnados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -

Populares